domingo, 23 de maio de 2010

Uma Onda no Mar

Oi xuxus! Como estão?
Vim aqui trazer algumas diquinhas... pra quem não sabe já trabalhei em navios de Cruzeiro! E é muito legal! Agora começa a temporada de seleção e sempre tem gente, amigos de amigos, que me perguntam como foi, se recomendo etc e tal... então preparei esse post  pra esclarecer algumas dúvidas que sempre me fazem! Vamos lá?



1. Por qual agencia você foi? Fui pela Infinity, recomendo tb o Elkin Montoya e o Ancona Lopes, vcs acham os dados deles em http://www.costacruzeiros.com/B2C/BR/Corporate/human/Recrutamento_Especial_2009/recrutamento_especial_2009.htm
2. De quando em quando isso acontece a seleção? A seleção ocorre durante o ano todo, mas é mais intensa de julho pra frente quando eles são obrigados a recrutar brasileiros para a temporada da América do sul ( por Lei, navio que quiser navegar em aguas brasileiras precisa ter no minimo 30% da tripulação brasileira)
3. Tem curso? Provas? depois de passar pela entrevista e analise do curriculo pelo recrutador, vcs passam pela entrevista da empresa que melhor se adequa ao seu perfil, dai tem uma bateria de exames físicos e vcs precisam fazer um curso da marinha ,o STCW.
4. Quanto tempo você ficou lá? Tem diferentes tempos? tipo 3 meses, 6 meses? Fiquei 6 meses, mas pq eu quebrei contrato e voltei mais cedo, por contrato o tempo é de 7 meses a 11 meses dependendo da Compania. Vcs precisam entender que não é um programa de intercambio, é trabalho MESMO, e como todo trabalho tem a seletiva, analise de CV, treinamento e contrato.
5. Qual o investimento inicial? E como esse valor é pago? Vcs , sendo selecionados, investem nos exames físicos e no curso do STCW, isso se for pela Costa Cruzeiros [que é a que trabalhei!], outras empresas exigem mais alguns investimentos que já não sei mencionar.
6. Você ainda tem contato lá? alguém que ficou ou que ainda trabalha lá? Isso poderia me ajudar de alguma forma? Vixi, tem mó galera que ainda trabalha na compania. Poderia ajudar só qdo vcs já estiverem embarcados!
7. E os pré - requisitos? São muitos? Quais? Dificeis? Pré-requisito básico é um ingles "comunicável" -- aquele q vc consegue expressar ideias e conversar , não precisa ser profissa! A Compania exige experiencia sim. Mas alguns recrutadores orientam para mentir no CV e estudar para a função desejada Ex: eu apliquei para restaurante, dai menti no CV dizendo q tinha experiencia e tal, dps procurei na net, falei com meus amigos que já trabalharam com restaurante, li, fiz cursinho rapido no senac para poder passar na boa pela entrevista da empresa. Então aprenda a mentir hahaha [ conselho #not ético :P]
8. E ganha muito? Da pra fazer dinheiro? Claro que dá, não vai ficar milionário no primeiro contrato rs, mas da pra fazer um pézinho que vai te ajudar nos próximos anos! Normalmente ganha-se em Dólar ou Euro, a compania te dá tudo: casa, comida, roupa lavada, festas!Só paga a bebida, mas msm assim não se compara com o preço de terra. Seus únicos gastos serão qdo forem visitar as cidades onde estarão parados!
9. E da pra conhecer os lugares? Gente, da sím. Não é como o pessoal que está a passeio, fazendo turismo, mas vcs precisam lembrar que muito provavelmente estarão lá novamente na semana seguinte. Um navio faz a mesma rota algumas vezes, então vcs passam pelos mesmo lugares quase toda semana. Se vc tem 2 horas de intervalo, da pra fazer seu roteiro e cada semana ir num lugar diferente daquela cidade ( por ex.: Vc vai passar pelo RJ 7 vezes, mas sempre com um intervalo de 2h. Então essa semana vc vai no Cristo, semana q vem vai à Copacabana, na outra ao Pão de Açucar... e por ai vai. Entenderam?)
10. Tem funções diferentes lá dentro? Como funciona é uma escolha? Depende de que? Tem ZILHÕES de funções para as quais vcs podem aplicar. Vamos lá. O pessoal que trabalha no navio se divide em 3 "espécies"rs : OFICIAIS ( máquinas e hotel, mas esse nem cabe explicar pq são as pessoas que trabalham há mto tempo no navio) STAFF E CREW , esses dois é onde vc pode aplicar e num resumo basico a pergunta seria:  Vc quer conhecer lugares e viajar o mundo ou quer fazer dinheiro? Se a resposta é conhecer lugares, aplique para alguma função de STAFF, ganham menos, mas trabalham menos, tem comida melhor, horarios mais tranquilos. As funções de staff são : RECEPÇÃO (exige mais de 4 linguas diferentes), ANIMAÇÃO, LOJAS, FOTOGRAFIA , TOUR ESCORT, ARTISTAS e outros menores. Para qualquer uma dessas funções recomendo que vcs invistam num cursinho de Italiano agora, vai ajudar a conquistar o cargo e tb a trabalhar melhor, pois o contato com passageiros é mto grande e são diversas nacionalidades, para essas funções só o ingles e portugues não bastam. Agora se vcs querem fazer dinheiro, CREW é a sua area, são as funções de RESTAURANTE (com sua divisões de departamento), BAR (dentre as funções de crew, essa é a mais levinha e q da pra fazer um dinheiro legal), CAMAREIRO ( a mais pesada mas q tb sai com mais grana) e outras funções menores tb, pra essas o ingles "comunicável" basta, pois vc não terá tanto contato com passageiro, mas prepare-se ,pois, por contrato, os CREW trabalham NO MINIMO 12H por dia, de trabalho BRAÇAL, nada de computador! Haverá dias em que vcs podem trabalhar até 14h ou 16h. Para todas as funções, seja staff ou crew, não há "dia de folga" ( muito raro acontecer, e se houver será só metade do dia, nunca um dia inteiro).
11. E vale a pena?! Claro que vale! Além da poupança que dá pra fazer (se vcs se comprometerem a guardar o dinheiro, claro!) a experiencia é MARAVILHOSA, tirando o trabalho hauhauha, brincadeira. Se vc está numa fase da vida onde não sabe o que fazer, terminou a facul ou o colegial (mas tem mais de 18!) e quer conhecer o mundo, sem depender muito de PAItrocinio, taí uma ótima oportunidade ;)

Quando fui, trabalhei no restarante, ralei mto, mas foi uma experiencia SUPER bacana, a oportunidade de conhecer diversas cidades pelo globo é interessantissima e ainda consegui fazer um pé de meia hehe =). Cheguei a trabalhar 16h sim, teve um periodo q eu tava fazendo treinee para ganhar promoção onde ,por quase 2 mese,s trabalhei aprox 14h por dia. assim... é pesado? é. mas ninguem morre não! rs é questão de costume! no começo vcs vão chorar mto, querer desistir, achar q não dá. mas mew... passado o primeiro mes, vcs acostumam com os horarios, a comida, as bolhas no pé, o trabalho braçal e pesado, ai fica tranquilo... o segredo é insistir nesse primeiro mes e talvez até meados do segundo e ai sim decidir se quer continuar ou não. Mtos brasileiros desistem nas 2 primeiras semanas, pois não é nosso perfil tanto trabalho, infelizmente temos fama de "vagabundo". Mas tirando esses detalhes, a vida a bordo é uma loucura só, qm consegue vencer o primeiro contrato fica viciado e a partir dai só vive disso. É uma vida diferente de tudo, como eu disse não é intercambio, é trabalho mesmo! e não ta em terra, não tem como escapar, não tem mto pra onde ir, seu mundo vai se restringir aquilo, ao navio. As festas, os rolos, as fofocas , as festas proibidas, os namoricos internacionais ( filipinos, indonesios, indianos, ITALIANOS rs...) enfim xuxus, se vcs tão dispostos a transcender mtos limites é uma experiencia bacanérrima de ter e poder contar depois! A ideia de dormir num lugar e acordar em outro país é sensacional! é oq mais vale a pena, na minha opinião.


Qm quiser conferir alguns dos lugares por onde passei olha no meu orkut !



Ai gente! tem tanto detalhesinho que gostaria de escrever, mas vou parar por aqui se não esse post não acaba nunca!Bom espero ter ajudado! Se tiverem dúvidas podem me consultar! ;) Ficarei feliz em ajudar =)

bjoks

Nenhum comentário:

Postar um comentário